sábado, 19 de fevereiro de 2011

Chegar ao principal


Ei leitores. Espero que esteja tudo bom com vocês.
Penso que é de conhecimento de todos – ou de ao menos, de quem acompanha as postagens do meu blog – que eu gosto muito do autor Caio Fernando Abreu.
Vim falar um pouquinho sobre a obra do Caio F. no século XXI.
Mas ele não morreu em 1996? Correto gente, a obra de uma pessoa não morre, quando o corpo morre, a obra é eterna.
Nos últimos anos, inegavelmente o twitter modificou o dia-a-dia das pessoas. E na literatura não foi diferente. Há alguns dias estava olhando vários tumblr's, vendo se encontrava algum especificamente do Caio, até que encontrei fui olhando as postagens antigas, e gostei bastante do que esta pessoa que faz postagens neste tumblr disse, em uma de suas atualizações, ela levantou um aspecto importantíssimo.
"Contudo, eu tenho a impressão de que ultimamente, a obra dele vem sendo reduzida a frases de efeito, entendem? E sim, parece que você consegue encontrar uma frase de efeito vinda dele sobre qualquer assunto, e isso é muito legal, em uma frase, ver que um cara, mesmo tendo vivido em uma época diferente, sendo de outra geração e já estando morto, podia traduzir tão bem coisas que se passam com tantos de nós." este fragmento encontra-se presente na postagem feita no tumblr caiofernandoabreu , leia completa clicando aqui
Existem hoje milhares de perfis que citam frases de diversos e inúmeros autores, filmes, livros, histórias, compositores e enfins, em muitos casos estes perfis tem muitos seguidores, mas muito mesmo. E muito desses seguidores conhecem apenas estes fragmentos de suas obras.

Concordo plenamente com o que esta pessoa disse, e em especifico falando do Caio F. existem muitos perfis no twitter/tumblr recitando fragmentos de sua obra. Eu inclusive sigo muitos desses perfis (no twitter). O caso é galera, que muita gente conhece apenas fragmentos/frases da obra, não que isso seja ruim, mas pode ser melhor,
o Brasil é um dos países do mundo que menos lê. Não quero dizer que vamos devorar livros, vamos comprar livros, vamos ter uma instante repleta de livros, nada disso, pois acredito que este desejo assim como todos os desejos, tem que ser despertados de dentro-para-fora e não ao contrário.
os livros que não tenho condições financeiras de comprar, eu baixo, se os mesmos estiverem disponíveis na internet
Pode ser que em vários casos ocorra isto, conhece-se apenas pequenos-pedaços-da-história. ...
Que estes pequenos pedaços da história seja o caminho para conhecermos a obra deste autor – ou qualquer outro de sua preferência- é importante, todo começo é importante.

Que não fiquemos apenas no 1º primeiro prato que nos é servido, vamos ao prato principal, que é o livro.

Um abraço.

Encerro com uma frase do Caio.

É preciso que a gente tente de todas as maneiras, é o que estou fazendo. Caio Fernando Abreu


Um comentário:

  1. Como sempre arrasando nos post's. Se me pedisse pra escolher o que eu mais gostei, não conseguiria. <3

    ResponderExcluir